sábado, 2 de fevereiro de 2013

Acabou!



Terminei o ensino médio! Todo mundo começou a postar fotos e declarações para o colégio e falar sobre os últimos anos. Eu também queria fazer isso, mas nem sabia como. Eu terminei a escola, mas ela não terminou para mim. Foi na escola que eu aprendi grande parte de tudo o que eu sei. Foi na escola que eu amadureci. Foi lá que eu aprendi a lidar com os mais variados tipos de pessoas. Os que tem mais defeitos que qualidades, os que tentam ser os melhores em tudo, os chatos, os legais, os amigos e muitos outros tipos. Até entrar na escola pela primeira vez, tudo era tão fácil. Foi lá que todos encaramos as primeiras dificuldades. A minha, foi aprender a conta de divisão. Desde pequena eu já mostrava indícios da dificuldade em matemática! Na escola, a gente aprende que não somos os únicos no mundo e que ele está cheio de pessoas que querem o mesmo que você. Você aprende a disputar, a lutar pelo que quer. 
Depois de um tempo, a escola vai ficando cada vez mais difícil. A quantidade de matéria aumenta, a quantidade de pessoas também. A dificuldade das matérias aumentam, os problemas vão começando a aparecer. Você começa a perceber quem são seus amigos de verdade e aqueles que apenas são colegas de escola. Começa a odiar panelinhas ou começa a fazer parte delas. Começa a conhecer você mesmo. Conhecer o que gosta e o que não gosta. Sofrer por ter que ser boa em que não gosta. Tirar aquela nota que compromete o seu ano inteiro. Estudar tanto que chega a ficar um pouco doido. Isso é ensino médio.
Por que eu tenho que aprender trigonometria se não vou usar isso para nada? Por que a química orgânica que eu gostava tanto ficou tão difícil no terceiro ano? Por que aquele professor de biologia falava como se fosse um dicionário ambulante? Eu sempre me perguntava algumas coisas do tipo. Porém, acabou!
Amei todas as minhas escolas mas devo dizer que o meu ensino médio foi os anos mais marcantes. Vivi tantas histórias que juntas dariam um livro. Livro de comédia, suspense, drama e romance. Assim mesmo, tudo misturado. Cada ano, professores novos, amigos diferentes e um pensamento melhorado. Posso dizer que eu estou realmente formada. Sou uma pessoa completa após completar o ensino médio. Já tenho minhas convicções e defendo com todas as garras aquilo em que acredito. Corro atrás do que quero.
Agora, aquela rotina de pegar o ônibus rumo a São Francisco Xavier acabou. Estranho, não ir mais pra Tijuca depois de anos estudando lá. Mais estranho ainda é ver o professor do técnico em informática em que você passou raspando em todos os anos dar um OK na sua pasta. PASSEI! Quem diria que um dia passar de ano se tornaria tão difícil para mim? Nem acredito que não preciso mais usar aquela saia com meias ¾. Já fiz minhas escolhas e agora é esperar acontecer. Esperar não! Fazer acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário