sexta-feira, 7 de junho de 2013

Pontos finais


Hoje eu vou falar sobre quando você sente que tem algo errado na sua vida. Uma inquietação. Nervosismo. Desespero. Talvez eu esteja exagerando um pouco, porque essa sensação não é física mas sim, emocional. É quando tá tudo certo, mas por dentro tá tudo errado.
Eu admito. Tá faltando algo. Falta aquilo. Aquilo que eu ainda não superei mas falo pra todo mundo que não ligo mais. Aquilo que quando estou sozinha, é a primeira coisa que vem à cabeça. Vem a cabeça: 'o que ele está fazendo agora? A algum tempo atrás, a essa hora ele estaria comigo.' Por que algo que já passou ainda faz parte do meu presente?
Eu digo pra todo mundo que já é passado. Mas, o passado não se apaga. Só se guarda, se abandona. Quase nunca se esquece.
Acredito que na maioria das vezes que deixamos algo pra trás, nunca é de vontade própria. Sempre é quase obrigatório. Mas, mesmo deixando pra trás a gente não consegue esquecer.
Mesmo quando a gente coloca um ponto final, certas coisas voltam. Nem sempre o ponto final é o final da história. Até porque em uma história existem muitos pontos finais. Muitos parágrafos. Existem histórias tão grandes que viram livros. E livros tão bons que tem continuação. Então, nem sempre um ponto quer dizer alguma coisa.
Existem duas atitudes: a que a gente quer tomar e a que a gente tem que tomar. Por isso, não adianta virar uma página do livro sem a entender toda. Lá na frente talvez você tenha que voltar para reler e entender. Assim também é a vida, as vezes a gente vira a página mas depois tem que voltar e resolver a situação. Não adianta virar a página, sem ter entendido tudo.
Então, não importa quantos pontos finais você ponha, se não for o final seu ponto vai ser apenas uma pausa. Não adianta quantos parágrafos você crie, se não estiver na hora da conclusão, seu parágrafo vai ser apenas uma continuação da história. A história só termina realmente no final.
Agora volto a minha pergunta do início. Por que algo que já passou ainda faz parte do meu presente? Porque a história ainda não acabou. Mesmo que esteja continuando só dentro de mim. E quando isso acontece, só eu posso dar o ponto final.

Um comentário: