quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Felicidade


É unânime, a felicidade é a coisa mais procurada na face da terra. Mais procurada do que dinheiro perdido no bolso, do que aquele sapato perfeito ou do que o amor da sua vida. O problema das pessoas que procuram a felicidade é não entender que ela não é pra ser procurada. Ou melhor, para achá-la é só parar de fazer tanto esforço e apenas olhar pra dentro de si mesmo. É dentro de você que está o segredo para ser feliz. Ser feliz não é passar para a faculdade que queria, receber o salário dos sonhos ou namorar aquele cara perfeito. Ser feliz é saber sorrir até quando tudo tá dando errado. Ser feliz é o mundo estar desmoronando ao seu redor e mesmo assim você ter paz interior.
As pessoas depositam a felicidade em coisas que podem acabar a qualquer momento e quando algo dá errado logo estão desmotivadas e contando sua tristeza aos quatro cantos. Uma dica simples e que vale a pena: coloque a sua felicidade em coisas que só dependem de você. Seja feliz simplesmente por você estar vivo e poder estar lendo esse texto agora e por provavelmente ter uma casa pra morar, comida pra comer e uma cama pra dormir. Seja feliz simplesmente porque quer ser feliz e não porque a vida te deu um motivo pra isso.
O segredo é saber absorver algo bom de qualquer situação e não deixar a sua felicidade depender somente de realizações e conquistas. É essencial saber ser feliz apenas por apreciar o nascer do sol ou por tomar um chocolate quente pela manhã. Essas simples coisas são as mais repletas de felicidade.
A vida não é feita só de momentos bons. Ser feliz é entender isso e aceitar quando as coisas não estão muito bem pra você. Felicidade também é deixar a dor ser sentida, deixar as lágrimas escorrerem, deixar os sentimentos serem expostos. Felicidade também é deixar cicatrizar depois de doer. Ser feliz também é se olhar no espelho depois daquele choro desesperado no banheiro e sorrir por ter aliviado. É tomar banho e deixar a água levar com ela as lágrimas e a dor.
Ser feliz é fazer a sua felicidade depender apenas de você. Só que como dizia Tom Jobim, é impossível ser feliz sozinho. Felicidade também é ter alguém que você gostaria que estivesse sempre com você. Ser feliz é ter aquela amiga que está na mesma situação que você e te entende como ninguém. Ser feliz é ter aquela amiga que odeia balada, mas que uma conversa com ela te faz pensar durante um mês. Ser feliz é ainda ser amiga da sua amiga de infância. Ser feliz é ter aquela amiga que as vezes te conhece melhor do que você. Ser feliz é ter aquela amiga que você confia de olhos fechados. Ser feliz é ter amigos que não importe o tempo que passa ainda são seus amigos. Ser feliz é ter um amigo. Ser feliz é ter vários amigos, de vários jeitos, estilos, crenças, cores, cidades, países.
Ser feliz é ser livre. Ser feliz é poder escolher o que quer fazer, com quem quer ficar, ou pra onde quer ir. Felicidade é ter tantos motivos pra ser feliz que não dá pra ficar triste. Ser feliz é entender que a felicidade não é o final feliz, mas sim todo caminho que você trilha.
Enfim, felicidade é entender que qualquer coisa pode te fazer feliz, se você quiser ser. Felicidade é escolher como ser feliz. Com quem ser feliz. E quando. Eu escolhi ser feliz agora, e você?

2 comentários: